Notícias

Minha imigração ao Brasil: Uma breve história

“Dia da imigração japonesa”.
Em 18 de junho de 1908, Kasato Maru, um navio com imigrantes que partiu do Porto de Kobe, pela primeira vez, chegou ao Porto de Santos, Brasil.

Realizamos o evento “移民について考えよう会 (Vamos conhecer a Imigração Japonesa)” no dia 18 de junho deste ano. No entanto, ao recebemos feedbacks positivos e pedidos para mais uma nova apresentação, decidimos realizar mais um evento no dia 3 de outubro, dessa vez, em língua portuguesa.


Sr. Hiroyuki Hino (Vice-Presidente de Educação do Centro Brasileiro de Língua Japonesa) contará sobre a trajetória dos imigrantes, suas raízes, experiências pessoais e contribuições da imigração japonesa, sobre tudo, no ensino da língua japonesa no Brasil.

◇ Data e hora: 3 de outubro, sábado, das 14h às 16h (horário de Brasília)
◇ Público-alvo: Pessoas que têm interesse na história da imigração japonesa no Brasil
(capacidade para 85 pessoas, por ordem de chegada)
◇ Taxa de participação: Grátis
◇ Idioma: Português
◇ Plataforma: Zoom 

◇ inscrição   https://forms.gle/DbfmZwU9UvhPV62R6
◇ Prazo de inscrição: 30 de setembro de 2020 ou até a capacidade ser atingida
* Os dados obtidos na palestra “Minha imigração ao Brasil: Uma breve história” poderão ser utilizados para apresentações de pesquisas. Ao divulgar os dados, daremos total sigilo às informações pessoais.

Organização:Grupo de Estudos sobre a Imigração Japonesa no Brasil  brasilnihongo2020@gmail.com
Colaboração: Centro Brasileiro de Língua Japonesa (CBLJ)

Certificado de Professores de Língua Japonesa

Evento cancelado!

★ A emissão de “Certificado de Professores de Língua Japonesa” tem como objetivo atestar a competência dos professores que possuem experiência e habilidades suficientes, mas que não tenham meios para comprová-las.
☆ O Certificado é um instrumento para conquistar maior número de alunos e também comprovar a sua capacidade.
★ Os certificados emitidos atualmente aos 235 professores estão sendo utilizados como comprovante de professor de língua japonesa perante a prefeitura para cadastramento.

Inscrição: Os interessados deverão preencher os seguintes documentos e enviá-los para o CBLJ:
(1) Formulário de Requerimento do “Certificado de Professores de Língua Japonesa” (Download)
(2)Carta de Recomendação escrita por alguma Entidade Educacional Regional, Associação de Pais e Mestres, Associação Regional de professores ou entidades afins;
(3) Escrever uma Redação à mão, utilizando “papel para manuscrito” (genkouyoushi) contendo mais de 1000 letras. Tema: “O que penso como professor de língua japonesa”. (Download)

Prazo: 4 de fevereiro de 2020 a 8 de maio de 2020
Investimento: 
R$250,00 (boleto bancário)

PALESTRA SOBRE AULAS ONLINE

Prezados professores,

Como todos estão passando por esta pandemia do COVID-19? Várias escolas estão adotando as aulas online, formulando várias tarefas para os alunos e entre outras medidas para dar continuidade às aulas. Tendo isso em vista, informamos que haverá uma palestra para os professores que tenham interesse em aprender mais sobre as aulas online via Skype. Venham participar!

Data:  14/05/2020 (quinta-feira) 10:0011:10

            21/05/2020 (quinta-feira) 10:0011:10

Palestrante: Felipe Naotto Mukai (Mirai Idiomas / Coordenador CBLJ)

Sistema utilizado: Skype

32ª Assembléia Geral Ordinária (Online)

 

CENTRO BRASILEIRO DE LÍNGUA JAPONESA

CNPJ nº 58.915.216/0001-67

32ºASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

 

Ficam convocados os senhores sócios do Centro Brasileiro de Língua Japonesa para comparecerem à ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, a realizar-se no dia 16 de maio de 2020, às 10:30 horas, em primeira convocação, e às 11:00 horas, em segunda convocação, de acordo com os artigos 16 a 21 do Estatuto Social, a fim de deliberar sobre a seguinte ordem do dia:

  • 1- Apreciação e aprovação do relatório anual de atividades da entidade, Balanço Patrimonial e Demonstrativos de Receitas e Despesas, com o parecer do Conselho Fiscal, referentes ao exercício findo de 2019.
  • 2- Eleição dos membros da diretoria executiva, conselho deliberativo e conselho fiscal para a gestão 2020/2022.
  • 3- Discutir e votar o plano de atividades e o orçamento para o exercício de 2020.
  • 4- Outros assuntos de interesse social.

 

Devido ao avanço do coronavírus (COVID-19), com o intuito de preservar a saúde dos associados bem como de todos os envolvidos, a reunião será realizada à distância utilizando-se a “Internet” com o aplicativo “Skype”, que pode ser acessada por um computador, notebook ou smartphone, podendo os membros da diretoria permanecer em sua residência, cumprindo o distanciamento social, recomendado pelas autoridades governamentais.

Assim, eventuais dúvidas sobre a documentação enviada, poderão ser encaminhadas previamente, por meio do e-mail info@@cblj.org.br. Encaminharemos aos Diretores responsáveis para providenciarem a resposta durante a “reunião internet”.

Contamos com a participação ativa de todos e lhes aguardamos na “sessão internet”, na data e horário, 16 de maio, 10h30. O administrador principal será o nosso funcionário Hirotomo Noda e aqueles que necessitarem de suporte técnico, favor contatar até o dia 8/5 (sexta) através do e-mail: seminario3@cblj.org.br.

No dia estaremos encaminhando um convite pelo Skype e para isso necessitamos de seu registro eletrônico, o qual poderá localizar na sua página do Skype conforme modelo abaixo. (Nos informar as três informações indicadas ① ② ③)

         Aguardamos a sua confirmação de presença e para isso solicitamos o preenchimento do formulário em anexo e solicitamos enviar para o CBLJ até o dia 8/5 (sexta) via e-mail: info@cblj.org.br

 

CONFIRMAÇÃO DE PRESENÇA E PROCURAÇÃO (Download)

EDITAL DE CONVOCAÇÃO – PT (Download)